quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

"Tales de Mileto (em grego antigo: Θαλῆς ὁ Μιλήσιος) foi um filósofo da Grécia Antiga, o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. De ascendência fenícia,[carece de fontes?] nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 623 a.C. ou 624 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 a.C. ou 558 a.C..
Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial". Como tudo está bem explicadinho na http://pt.wikipedia.org/wiki/Tales_de_Mileto... só copiei e colei.

Tales é o nome do filósofo... é conhecido como Tales de Mileto (da colônia grega)... para identificá-lo; assim como Leonardo da Vinci (cidade da Itália)... uma curiosidade.

Então, pra Tales a água era a origem de todas as coisas. O que ele queria dizer com isso, não se sabe muito bem... provavelmente que tudo começa com água e termina em água. Alguém sugere que ele deve ter observado que depois da chuva surgiam rãs e minhocas... bem, você pode tirar suas próprias conclusões.

Outros também sugerem que Tales afirmou que 'todas as coisas estão cheias de deuses'. Talvez daí tenha surgido a ideia de que Deus está em tudo... que Deus e o Universo são a mesma coisa - panteísmo, é assim que se chama essa teoria.

Perguntas... pro Tales e pra você pensar... 'e a água de onde veio'? 'Quem a criou'? 'E como consegue se transformar e se transformar em centenas de milhares de coisas'? 'E depois vira água de novo'? 'Em que momento deixa de ser a coisa e vira água... quando a coisa morre'? E no caso de 'deuses'... então, Tales acreditava que havia um ser criador... ou vários seres criadores - deuses?

Perguntar não ofende. Perguntar é bom. Questionar de onde viemos e pra onde vamos é muito bom, sim. Imaginar as respostas... melhor ainda.

Agora, formidável mesmo é se nossas respostas nos levam à Verdade. "E conhecereis a verdade e ela vos libertará" (João 8:32)... pois é.

Como encontrei alguém que já falou sobre isso, não vou me pronunciar (até porque não sei se tenho competência para tal). Indico pra você: http://www.estudosdabiblia.net/d2.html....

Só mais uma coisinha... a teologia é sempre boa, mas a Bíblia é bem melhor. Então, leia o que os teólogos escrevem, mas faça da Bíblia a leitura maior.... vá direto à fonte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário