segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Além do Tales, também viveu em Mileto Anaximandro... outro filósofo. De acordo com ele, havia nosso mundo - um dos mundos - acompanhado de muitos outros mundos... digamos, universos paralelos - que coisa louca. Mas eu também já pensei nisso.... e quase acreditei.

Imagine um mundo ali do seu lado... um monte de gente - alienígenas - olhando pra você, seguindo você... cara, isso é muito louco; ou um universo aí do seu lado só esperando a hora de pegar você (como a morte, por exemplo) - isso é mesmo assustador; ou um universo... bem, eu já imaginei mil coisas... já pensou um dentro do outro até o infinito.

Beleza, tudo isso pode até ser, pode até existir... mas sempre permanece a questão: quem começou tudo? onde? como? etc., etc., etc.

Mas, voltando a falar sério, não acredito nisso de universo paralelo - embora eu gostaria de que existisse - mesmo que não tivesse nenhuma relação com o nosso.... ia ser a-ni-mal!!!

Agora chega mesmo.

O Anaximandro acreditava que esses 'universos' surgiam de alguma coisa e se dissolviam nessa mesma alguma coisa... não ajudou nada, né? Pois é. E ele chamava essa coisa de INFINITO. Mas nunca deixou claro o que pensava ser esse infinito e também nunca explicou do que seria essa coisa que origina cada universo...

No fundo, no fundo, fico com pena dele...já imaginou? Ele sabia que tinha de ter alguma coisa. SABIA! e tentou explicar dentro das limitações dele...

Tudo o que escrevi sobre Anaximandro (e um pouquinho mais), você encontra no livro O mundo de Sofia...

E olha só que coisa de mais louco ainda (copiei da Wikipedia): Anaximandro "diz que o mundo é constituído de contrários, que se autoexcluem o tempo todo. O tempo é o "juiz" que permite que ora exista um, ora outro".

meodeos.... já pensou o quanto Anaximandro pensava?

E você, você pensa? Ou não? Quem sabe você apenas 'deixa a vida te levar', na boa, na beira do mar, água de coco geladinha pra refrescar... cuca fresca é outra coisa, né?

Não, não é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário